Pode até não parecer, mas a falha na comunicação é algo muito recorrente em qualquer empresa. As equipes, em sua grande maioria formadas por pessoas, não terão uma comunicação perfeita e sem nenhum ruído.
Informações erradas, omissão, compartilhamento de ideias que não são condizentes com a política da empresa podem e geram problemas no processo que diminuem consideravelmente a produtividade de todo um negócio.
Mas aí você se perguntas “E como eu vou tornar a comunicação na minha empresa menos falha?” Simples, é preciso sempre estar em busca da evolução para tornar a comunicação mais assertiva.
No entanto, isso não significa que os erros não irão mais acontecer. Eles serão, sim, menos frequentes, porém como o seu time é repleto de seres humanos que estão acostumados com as falhas e os erros, é normal que eles continuem acontecendo.
Por isso, buscar uma comunicação mais assertiva significa diminuir as pedras no caminho para melhorar os resultados e gerenciar melhor os conflitos.
O que é comunicação assertiva?
Quando eu digo que qualquer empresa precisa de uma comunicação assertiva, isso significa qualquer empresa mesmo. Desde os negócios que estão começando até as multinacionais. Nenhuma delas pode se dar ao luxo dos erros serem frequentes.
Informações falhas dentro de uma grande empresa podem gerar grandes rombos no cofre, enquanto que os equívocos em negócios menores podem custar um cliente que seria essencial para o crescimento.
É fundamental possuir colaboradores que sejam os mais assertivos possíveis. Ser assertivo é, conforme o dicionário: “expressar segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras”.
Para as organizações é essencial possuir uma equipe que esteja preparada para se expressar de maneira exata, simples e honesta. Isso fará com que tudo o que for feito dentro do negócio tenha um percentual muito maior de acerto.
Além disso, um bom comunicador possui a clareza e entendimento de que precisa desenvolver a sua inteligência social. Ou seja, acima de qualquer coisa entender o trabalho e esforço do outro e valorizar ele por isso.
Assim, os processos dentro da empresa sofrerão menos com os erros e a equipe estará preparada para lidar com eles quando for necessário.
Qual a importância da comunicação assertiva?
A partir do momento que a comunicação é um dos principais problemas dentro de um negócio, é preciso rever muito bem como as coisas têm funcionado. Poucas pessoas têm a noção do poder destrutivo que as falhas na comunicação têm para uma organização.
Conversas mal interpretadas, uma dura fora de hora e feedbacks passados de uma maneira incorreta são capazes de impedir o crescimento do negócio e também dos colaboradores.
O bom trabalho que gera o alcance das metas e objetivos depende e muito de uma boa comunicação. Por isso, ela é uma das principais falhas cometidas por empresas que estão no início. Portanto, chegamos à conclusão de que sim, a comunicação assertiva é extremamente importante.
A partir do momento que as mensagens são transmitidas com objetividade, clareza e coesão, as chances de tornar o trabalho mais produtivo e certeiro aumentam significativamente. Além disso, ela evita e otimiza um tempo que seria perdido em retrabalhos.
Isso gera uma diminuição nos conflitos e faz com que os profissionais se tornem cúmplices no sucesso da empresa. Dessa forma, todos sentirão o prazer do êxito e tendem a aumentar o seu rendimento.
Veja as características de uma pessoa que tem uma boa comunicação assertiva:
Para que tudo isso aconteça, é preciso que as pessoas saibam exatamente como ser um bom comunicador. Em suma, o bom comunicador possui habilidades que o tornam muito valioso. Isso tende a ser vantajoso não apenas para os lugares onde trabalha, mas também para ele próprio.
Isso acontece porque o seu poder de barganha sobre as empresas que o querem contratar é maior. Sem considerar que o seu valor de mercado cresce substancialmente.
As características de uma pessoa que possui uma comunicação assertiva envolvem:
Inteligência emocional
A inteligência emocional não envolve apenas os momentos em que as pessoas devem falar, mas aqueles que é preciso sentar e escutar. Além de ter uma fala precisa e sem erros, é preciso entender o que os outros querem passar sem levar para o lado pessoal ou como uma crítica implacável.
Empatia
Para que qualquer empresa flua e cresça naturalmente, os funcionários devem desenvolver empatia um pelo outro. É preciso entender que as pessoas são diferentes, possuem dificuldades e vão cometer falhas, mas não devem ser julgadas por isso. Além das críticas (negativas) causarem conflitos dentro de uma empresa, elas fazem com que o rendimento de um colaborador seja muito menor do que o esperado.
Coerência
É como o famoso ditado “pimenta no olho dos outros é refresco”. É lógico que ninguém em sã consciência deseja algo de ruim para outra pessoa. No entanto, muitas vezes é muito mais fácil criticar e apontar o defeito dos outros do que assumir os próprios. Por isso, a comunicação assertiva exige maturidade para reconhecer as falhas.
Fala clara e objetiva
Para manter a coerência e a empatia em dia, é preciso estar atento a todo o momento para o que será dito. Sem o cuidado necessário é possível que críticas e feedbacks sejam levados para o sentido errado. Cada um tem uma visão específica da situação e é preciso ser o mais claro e objetivo possível para que a outra pessoa entenda a mesma coisa. Caso contrário isso pode se tornar um verdadeiro problema.
Atenção as expressões corporais
O corpo e as expressões que ele produz dizem muito mais do que a gente imagina. Por isso, para ter expressões corporais que não sejam mal interpretadas e que produzam um efeito de sentido indesejado, nós te oferecemos algumas dicas:
- Preste atenção aos gestos;
- Tome cuidado para não transmitir algo errado pelas expressões faciais;
- Mantenha a postura;
- Mantenha o olhar fixo e centrado.
Todos esses tópicos irão ajudar a criar uma visão mais assertiva do que deve ser dito. Quando as pessoas sentem confiança naquilo que está sendo expresso, elas tendem a entender da forma correta.
Agora, se a conversa primeiro vai em uma direção e depois toma outra, os funcionários desconfiam do que é dito e podem entender totalmente errado o que está sendo passado.
Colocar a comunicação assertiva em prática não deve ser um problema
Quando a comunicação assertiva é feita corretamente, ela torna qualquer empresa em uma potência. Em primeiro lugar o objetivo é melhorar a produção interna. No entanto, uma comunicação assertiva faz com que os processos obtenham resultados mais significantes por tornar o contato com o cliente mais preciso e certeiro.
Por isso é tão importante que os negócios além de buscar a constante evolução, estejam preparados para ensinar as pessoas certas como ter uma comunicação assertiva.
Então, o funcionamento de uma empresa começa muito antes do momento em que uma venda ou negócio é concretizado. Portanto, é preciso que uma cultura seja desenvolvida e aplicada dentro da organização.
Assim, aqueles que são inseridos no meio terão muito mais facilidade para desenvolver uma comunicação assertiva e para provar como são valiosos ao negócio.
Quer desenvolver uma comunicação assertiva? Clique aqui e converse com o Amilton Almeida, ele te dará as dicas necessárias para você saber por onde começar a ser mais assertivo em suas atitudes.