5 dicas para prevenir acidentes no trabalho em sua empresa

Infelizmente, todos os ambientes de trabalho estão propícios a acidentes, mas há maneiras de evitá-los. Confira nossas dicas.

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5 dicas para prevenir acidentes no trabalho em sua empresa

Prevenir acidentes de trabalho é a função de qualquer empresa que quer ser visada pelas pessoas, sejam funcionários ou clientes. O ambiente é um dos critérios mais importantes para uma organização que quer fortalecer a sua marca.

Apesar de ser uma obrigação manter o ambiente limpo e seguro para os colaboradores, muitos negócios ainda não dão a devida importância para isso. Por quê? Por acreditarem ser uma perda de dinheiro e não gerar retorno direto para a empresa. Agora, imaginem o quão antiquado é pensar dessa maneira?

Hoje, existem diversas formas de conhecer as empresas já que as mesmas vivem fazendo a própria divulgação nas redes sociais. Então, é fácil ficar por dentro do ambiente de qualquer organização. Uma mancha como a falta de segurança é difícil de apagar.

Por isso, no final, o empregador deve conhecer as Normas Regulamentadoras (NRs) e seguir elas para criar a segurança que o funcionário precisa para trabalhar. As NRs devem ser respeitadas, caso contrário multas serão cobradas.

5 dicas para prevenir acidentes de trabalho em sua empresa

Confira todas as vantagens de seguir as normas para evitar acidentes no trabalho

Mesmo sendo normas simples, elas também podem ditar o sucesso a longo prazo de um negócio. Algumas das vantagens de respeitar as NRs e prover um ambiente seguro são:

• Retenção de funcionários;

• Maximização da produtividade;

• Diminuição dos gastos com ferimentos e doenças de funcionários;

• Diminuição dos afastamentos;

Quer saber como manter o ambiente da sua empresa seguro e aproveitar de todas as vantagens obtidas a partir disso? Então, leia as 5 dicas que separamos.

1ª Dica: Promova palestras, campanhas e treinamentos

Infelizmente, muitos empresários ainda não entendem a sua importância (e a importância) em oferecer um local de trabalho seguro. Eles pensam que o mínimo está ótimo para que nada aconteça. Oferecer um ambiente seguro, confortável, ergonômico e de qualidade vai muito além do mínimo.

Pensando nisso, é de suma importância oferecer palestras, campanhas e treinamentos sobre SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Não podemos discutir apenas a importância dos gestores em criar um ambiente melhor, o funcionário também deve ter a sua parcela de contribuição.

Hoje, é possível encontrar diversos cursos online grátis para treinar o pessoal da área de gestão de Segurança do Trabalho. Isso fará uma grande diferença para o ambiente, tanto em questão de segurança quanto de satisfação do trabalhador.

Pode ter certeza, investir em capacitação de pessoal será muito benéfico para a organização, afinal, ninguém quer lidar com todas as consequências que um acidente no trabalho pode causar. Além de trazer muita dor de cabeça para a organização no geral, o funcionário pode acabar ficando impossibilitado de trabalhar por um período de tempo ou se acidentar de forma irreversível.

2ª Dica: O local de trabalho precisa estar sempre organizado

Muitos acidentes no trabalho ainda acontecem por falta de organização. Caixas onde não deveriam estar, ferramentas jogadas pelo chão e até desleixo ao deixar algum produto vazando. De fato são situações simples, mas que podem custar bem caro para qualquer empresa.

É preciso que haja um comprometimento de toda a empresa com a organização e limpeza. Não adianta uma pessoa lavar a sua louça e a outra não. Esse é um trabalho de todos que deve ser construído como cultura do negócio.

Por isso, cabe aos coordenadores, supervisões e gestores criarem esse hábito e sempre estar reforçando os cuidados que devem ser tomados. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para relembrar sempre os funcionários, como:

• Colocar placas com avisos em todos os setores da empresa;

• Enviar e-mails com dicas e conteúdos que auxiliem;

• Criar um canal entre funcionários e gestores.

Ações simples e pouco custosas como essas podem ser de uma ajuda inimaginável. Então, é preciso entender qual dos meios de comunicação seria mais efetivo com os colaboradores e explorar ele.

3ª Dica: Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Toda e qualquer empresa deve, obrigatoriamente, oferecer de forma gratuita todos os EPIs que são necessários no trabalho do funcionário. Assim, além de a empresa estar cumprindo com seus deveres perante a lei, os funcionários terão as ferramentas necessárias para estarem protegido durante o serviço.

Cada trabalho exige EPIs específicos. É preciso estar dentro de todas as regras estabelecidas para que então o equipamento seja disponibilizado. Da mesma forma, o colaborador deve cuidar pela integridade e usá-los sempre que estiverem no exercício da função.

Uma pergunta que surge muito é: qual o papel da empresa depois que já forneceu o equipamento? Ela deve cobrar do funcionário que ele use todos os EPIs, a fim de evitar ao máximo acidentes no trabalho. No entanto, a responsabilidade é de cada trabalhador em específico utilizar ou não.

Entre os equipamentos estão:

• Luvas;

• Óculos;

• Protetor de respiração;

• Protetor auricular (ouvidos);

• Cintos antiquedas;

• Capacetes;

• Botas.

4ª Dica: Guarde os combustíveis de maneira correta e segura

Todo cuidado é pouco quando falamos em combustíveis. Qualquer descuido apresenta sérias chances de incêndio. Além de colocar a vida de todos em risco, o prejuízo financeiro da empresa seria gigantesco.

Por isso, constantemente deve ser feita a verificação desses materiais, cuidar para que todos estejam em um ambiente com a ventilação adequada e que estejam armazenados corretamente, evitando riscos de vazamento ou algo do tipo.

Qualquer derrame ou respingo que ocorrer durante a utilização deve ser limpo na mesma hora. Nem a empresa e nem o funcionário pode se dar ao luxo de deixar o combustível ao ar livre.

Essa é apenas uma dica para que todas as empresas tomem o cuidado necessário com esse tipo de situação. Negócios que lidam com materiais inflamáveis precisam funcionar de acordo com as Normas Regulamentadoras, em específico a NR-20.

5ª Dica: Forneça treinamentos de primeiros socorros

Qualquer empresa, de qualquer ramo precisa considerar ensinar os primeiros socorros para os funcionários. Lógico que existem organizações que tem uma maior necessidade de oferecer o treinamento, porém ninguém nunca sabe quando algo vai acontecer. Por isso, é importante que os colaboradores saibam o básico, no mínimo.

Além disso, é preciso ter na empresa um kit de primeiros socorros com os principais remédios e suprimentos para que, caso algo aconteça, tudo esteja à disposição da equipe para realizar os primeiros atendimentos.

Para criar um ambiente mais seguro para todos, primeiro é preciso contatar um profissional e pedir para que ele faça a avaliação de riscos. Assim, será possível saber quais são as principais necessidades e precauções que devem ser tomadas. Depois disso, querendo ou não, vai de a empresa continuar a fazer vistorias constantes. O importante é que sempre seja feito.

Empresas com mais de 20 funcionários têm a obrigação de criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para que seja constante as revisões e previsões de segurança de trabalho. Além disso, a Comissão terá que encontrar as soluções para as possíveis adversidades que surgirem.

A prevenção nunca é demais para evitar acidentes no trabalho

Como dissemos, muitas empresas ainda têm uma certa relutância em investir no que é preciso para fornecer um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores. Contudo, é importante que todos entendam que esse não é um investimento que deve ser deixado de lado, pois acidentes no trabalho podem acontecer a qualquer momento.

Apesar de entendermos que muitos negócios possuem dificuldades financeiras, a prevenção com o bem-estar dos funcionários nunca é demais. Assim como podem considerar que este é um dinheiro desnecessários, nós citamos as vantagens em fornecer um bom ambiente.

Por isso, é preciso que haja a consciência por parte dos gestores de que preservar a saúde dos colaboradores é fundamental não só para os mesmos, mas também para a empresa, já que sem eles o negócio não anda.

Então, o que precisar ser feito para prevenir que acidentes e perdas aconteçam, deve ser feito, pensando sempre no melhor para os funcionários.

Caso a sua empresa precise de ajuda para entender um pouco mais sobre a prevenção de acidentes, clique aqui e entre em contato com um dos nossos especialistas.