Prevenir acidentes de trabalho é a função de qualquer empresa que quer ser visada pelas pessoas, sejam funcionários ou clientes. O ambiente é um dos critérios mais importantes para uma organização que quer fortalecer a sua marca.
Apesar de ser uma obrigação manter o ambiente limpo e seguro para os colaboradores, muitos negócios ainda não dão a devida importância para isso. Por quê? Por acreditarem ser uma perda de dinheiro e não gerar retorno direto para a empresa. Agora, imaginem o quão antiquado é pensar dessa maneira?
Hoje, existem diversas formas de conhecer as empresas já que as mesmas vivem fazendo a própria divulgação nas redes sociais. Então, é fácil ficar por dentro do ambiente de qualquer organização. Uma mancha como a falta de segurança é difícil de apagar.
Por isso, no final, o empregador deve conhecer as Normas Regulamentadoras (NRs) e seguir elas para criar a segurança que o funcionário precisa para trabalhar. As NRs devem ser respeitadas, caso contrário multas serão cobradas.
Confira todas as vantagens de seguir as normas para evitar acidentes no trabalho
Mesmo sendo normas simples, elas também podem ditar o sucesso a longo prazo de um negócio. Algumas das vantagens de respeitar as NRs e prover um ambiente seguro são:
• Retenção de funcionários;
• Maximização da produtividade;
• Diminuição dos gastos com ferimentos e doenças de funcionários;
• Diminuição dos afastamentos;
Quer saber como manter o ambiente da sua empresa seguro e aproveitar de todas as vantagens obtidas a partir disso? Então, leia as 5 dicas que separamos.
1ª Dica: Promova palestras, campanhas e treinamentos
Infelizmente, muitos empresários ainda não entendem a sua importância (e a importância) em oferecer um local de trabalho seguro. Eles pensam que o mínimo está ótimo para que nada aconteça. Oferecer um ambiente seguro, confortável, ergonômico e de qualidade vai muito além do mínimo.
Pensando nisso, é de suma importância oferecer palestras, campanhas e treinamentos sobre SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Não podemos discutir apenas a importância dos gestores em criar um ambiente melhor, o funcionário também deve ter a sua parcela de contribuição.
Hoje, é possível encontrar diversos cursos online grátis para treinar o pessoal da área de gestão de Segurança do Trabalho. Isso fará uma grande diferença para o ambiente, tanto em questão de segurança quanto de satisfação do trabalhador.
Pode ter certeza, investir em capacitação de pessoal será muito benéfico para a organização, afinal, ninguém quer lidar com todas as consequências que um acidente no trabalho pode causar. Além de trazer muita dor de cabeça para a organização no geral, o funcionário pode acabar ficando impossibilitado de trabalhar por um período de tempo ou se acidentar de forma irreversível.
2ª Dica: O local de trabalho precisa estar sempre organizado
Muitos acidentes no trabalho ainda acontecem por falta de organização. Caixas onde não deveriam estar, ferramentas jogadas pelo chão e até desleixo ao deixar algum produto vazando. De fato são situações simples, mas que podem custar bem caro para qualquer empresa.
É preciso que haja um comprometimento de toda a empresa com a organização e limpeza. Não adianta uma pessoa lavar a sua louça e a outra não. Esse é um trabalho de todos que deve ser construído como cultura do negócio.
Por isso, cabe aos coordenadores, supervisões e gestores criarem esse hábito e sempre estar reforçando os cuidados que devem ser tomados. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para relembrar sempre os funcionários, como:
• Colocar placas com avisos em todos os setores da empresa;
• Enviar e-mails com dicas e conteúdos que auxiliem;
• Criar um canal entre funcionários e gestores.
Ações simples e pouco custosas como essas podem ser de uma ajuda inimaginável. Então, é preciso entender qual dos meios de comunicação seria mais efetivo com os colaboradores e explorar ele.
3ª Dica: Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Toda e qualquer empresa deve, obrigatoriamente, oferecer de forma gratuita todos os EPIs que são necessários no trabalho do funcionário. Assim, além de a empresa estar cumprindo com seus deveres perante a lei, os funcionários terão as ferramentas necessárias para estarem protegido durante o serviço.
Cada trabalho exige EPIs específicos. É preciso estar dentro de todas as regras estabelecidas para que então o equipamento seja disponibilizado. Da mesma forma, o colaborador deve cuidar pela integridade e usá-los sempre que estiverem no exercício da função.
Uma pergunta que surge muito é: qual o papel da empresa depois que já forneceu o equipamento? Ela deve cobrar do funcionário que ele use todos os EPIs, a fim de evitar ao máximo acidentes no trabalho. No entanto, a responsabilidade é de cada trabalhador em específico utilizar ou não.
Entre os equipamentos estão:
• Luvas;
• Óculos;
• Protetor de respiração;
• Protetor auricular (ouvidos);
• Cintos antiquedas;
• Capacetes;
• Botas.
4ª Dica: Guarde os combustíveis de maneira correta e segura
Todo cuidado é pouco quando falamos em combustíveis. Qualquer descuido apresenta sérias chances de incêndio. Além de colocar a vida de todos em risco, o prejuízo financeiro da empresa seria gigantesco.
Por isso, constantemente deve ser feita a verificação desses materiais, cuidar para que todos estejam em um ambiente com a ventilação adequada e que estejam armazenados corretamente, evitando riscos de vazamento ou algo do tipo.
Qualquer derrame ou respingo que ocorrer durante a utilização deve ser limpo na mesma hora. Nem a empresa e nem o funcionário pode se dar ao luxo de deixar o combustível ao ar livre.
Essa é apenas uma dica para que todas as empresas tomem o cuidado necessário com esse tipo de situação. Negócios que lidam com materiais inflamáveis precisam funcionar de acordo com as Normas Regulamentadoras, em específico a NR-20.
5ª Dica: Forneça treinamentos de primeiros socorros
Qualquer empresa, de qualquer ramo precisa considerar ensinar os primeiros socorros para os funcionários. Lógico que existem organizações que tem uma maior necessidade de oferecer o treinamento, porém ninguém nunca sabe quando algo vai acontecer. Por isso, é importante que os colaboradores saibam o básico, no mínimo.
Além disso, é preciso ter na empresa um kit de primeiros socorros com os principais remédios e suprimentos para que, caso algo aconteça, tudo esteja à disposição da equipe para realizar os primeiros atendimentos.
Para criar um ambiente mais seguro para todos, primeiro é preciso contatar um profissional e pedir para que ele faça a avaliação de riscos. Assim, será possível saber quais são as principais necessidades e precauções que devem ser tomadas. Depois disso, querendo ou não, vai de a empresa continuar a fazer vistorias constantes. O importante é que sempre seja feito.
Empresas com mais de 20 funcionários têm a obrigação de criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para que seja constante as revisões e previsões de segurança de trabalho. Além disso, a Comissão terá que encontrar as soluções para as possíveis adversidades que surgirem.
A prevenção nunca é demais para evitar acidentes no trabalho
Como dissemos, muitas empresas ainda têm uma certa relutância em investir no que é preciso para fornecer um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores. Contudo, é importante que todos entendam que esse não é um investimento que deve ser deixado de lado, pois acidentes no trabalho podem acontecer a qualquer momento.
Apesar de entendermos que muitos negócios possuem dificuldades financeiras, a prevenção com o bem-estar dos funcionários nunca é demais. Assim como podem considerar que este é um dinheiro desnecessários, nós citamos as vantagens em fornecer um bom ambiente.
Por isso, é preciso que haja a consciência por parte dos gestores de que preservar a saúde dos colaboradores é fundamental não só para os mesmos, mas também para a empresa, já que sem eles o negócio não anda.
Então, o que precisar ser feito para prevenir que acidentes e perdas aconteçam, deve ser feito, pensando sempre no melhor para os funcionários.
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