Qual tipo de líder é você? Descubra agora!

Existem cinco tipo de líder. É possível descobrir em qual deles você se encaixa conhecendo algumas características principais de cada um! Confira.

Compartilhe

Qual tipo de líder é você? Descubra agora!

Muito se ouve falar na figura do líder dentro das organizações, mas, você sabia que existem diferentes tipos de líder? Se não sabia, não tem problema, porque é exatamente sobre isso que eu vim falar hoje!

O líder é aquela figura que está a frente da equipe, mas trabalha em conjunto com todos, buscando o mesmo objetivo: resultados assertivos e que façam a organização crescer.

Agora que você entendeu a máxima da liderança, já sabe que é deste ponto que devemos partir para que você entenda as diferenças entre cada tipo de líder.

Depois de entendê-las, será mais fácil aplicá-las no seu trabalho e conseguir guiar a sua equipe de uma maneira ainda melhor. Então, vamos lá?

Afinal, o que é liderança?

Como eu já te adiantei, um líder trabalha em conjunto com a equipe para atingir um objetivo em comum. Por isso, normalmente, líderes trabalham com metas a curto prazo, pois, assim que atingidas, a equipe pode avançar para o próximo passo.

Além disso, faz parte da liderança ser exemplo para a equipe e apresentar regularmente ideias do que pode ser feito, melhorado ou o que pode ser implementado na empresa.

Essas ideias podem ser próprias do líder ou terem surgido de uma inspiração, porém, precisam ter duas características: elas devem ser apresentadas para a equipe toda e devem envolver os funcionários de maneira persuasiva, para que todos embarquem na ideia e entendam que ela é importante para a empresa.

É importante que você saiba que essas ideias, a maneira como elas serão pensadas e apresentadas para a equipe variam muito conforme o tipo de líder que você é.

Além disso, são características dos líderes: dinâmica, criatividade, ética, inovação pró-atividade, boa comunicação, etc.

O quão importante é saber qual tipo de líder você é

Se um líder é uma pessoa que possui influência sobre as outras, é importante que você entenda o tipo de líder que você é para os seus funcionários, afinal, está servindo de espelho e, no futuro, eles também podem se tornar líderes.

Além disso, líderes são pessoas que vestem a camisa da empresa e estão sempre cientes de tudo o que acontece no núcleo que ele organiza. Isso sem contar as responsabilidades: repassar a cultura da empresa, engajar a equipe, para que a missão, a visão e os valores da empresa estejam alinhados com a maneira que a equipe trabalha.

Portanto, se você souber o tipo de líder que você é, poderá procurar saber mais sobre o seu modelo de liderança e melhorar a forma como realiza o seu trabalho. Afinal, essa é outra característica importante do líder: está sempre buscando melhorias para a equipe.

Clicando aqui você consegue fazer um teste para descobrir mais sobre o seu modelo de liderança.

Tipos de líder: Teorias da Liderança

Antes de partirmos para cada perfil de líder, é importante que você conheça as teorias da liderança. Elas ajudam a entender melhor o perfil de cada líder e como cada um deles se forma. Depois que você conhecer as teorias, irá visualizar de forma muito mais simples o seu modo de pensar, ser, agir e gerenciar os processos com o seu time.

Teoria Situacional

Ela diz que o verdadeiro líder é aquele que possui capacidade de se adaptar a todo tipo de situação em uma organização. Na prática, quer dizer que o líder precisa estar pronto para atender as demandas dos profissionais e da empresa.

Em resumo, o líder que melhor se encaixa na teoria situacional consegue se adequar ao nível de capacitação da sua equipe, orçamento da empresa, momento gerencial… enfim, a qualquer situação!

Teoria dos Traços

Esta teoria defende que algumas pessoas nasceram prontas para a liderança. Portanto, são muito mais propensas para assumir cargos de gestão. Então, o líder deveria ser escolhido após a verificação de uma combinação de traços: inteligência, aspectos físicos e personalidade.

Tipo de líder

Teoria do Comportamento

Diferente da teoria dos traços, a teoria do comportamento diz que a pessoa se torna líder por meio de treinamentos, desenvolvimento e aprendizado. Então, a liderança pode ser orientada, em busca de melhores resultados para a organização.

Teoria dos Estilos de decisão

Esta teoria reconhece três modelos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal (que falaremos logo a frente). O primeiro centraliza as decisões em si, o segundo inclui parte dos colaboradores e o terceiro deixa que os colaboradores decidam as melhores soluções.

Teoria da Atribuição

Nem a empresa, nem terceiros escolhem a liderança, mas sim, o grupo que por ela será liderado. Esse modelo é considerado muito democrático, pois permite que as pessoas falem abertamente quem elas gostariam que fossem o condutor da equipe.

Teoria do Carisma

Sim, o carisma é importante! Para esta teoria não importa se a pessoa nasceu com traços de liderança ou se ela tem comportamentos de um líder, mas sim, se ela tem carisma para cativar e influenciar as pessoas ao seu redor.

Essa liderança deve gerar empatia, conexão e vínculo com a equipe, para que todos queiram caminhar ao seu lado, defender suas ideias e fazer o que o líder diz.

Descubra que tipo de líder você é

Descubra qual tipo de líder você é!

Agora que você já conheceu e entendeu as teorias da liderança, chegou o momento de falarmos sobre os tipos de líder! Ao todo, são cinco modelos diferentes.

Líder autocrático

Como você deve se lembrar, de acordo com a teoria dos estilos de decisão, o líder autocrático é aquele que centraliza as decisões em si próprio. Então, este gestor tem mais características de chefe: leva seus colaboradores em rédeas curtas, cobra constantemente resultados, pressiona a equipe e não permite que ela faça sugestões ou intervenha em suas ações.

Este tipo de liderança é, com certeza, um problema para a empresa, pois aumenta o turnover ou a rotatividade, ou seja, os funcionários não ficam na organização por mais do que seis meses, e isso acarreta na perda de grandes profissionais.

Isso ocorre porque a forma de agir do chefe causa tensão nos funcionários e cria um clima pesado na empresa, além de promover um ambiente hostil e de forte pressão.

Se você identifica que isso ocorre em sua empresa, o ideal é procurar dicas e treinamentos (inclusive online) do que fazer para melhorar a convivência com as pessoas, afinal, existem técnicas que te ajudam a se tornar um líder melhor.

Líder democrático

Diferente do líder autocrático, este tipo de líder caminha na direção aposta ao anterior, já que ele conduz de forma democrática a equipe. Então, ele inclui os seus liderados nas decisões e faz com que eles participem ativamente da construção de soluções e resultados.

Por isso, ele sempre consulta a opinião da equipe e solicita suas ideias e feedbacks, dando espaço que todos sugiram novas maneiras de resolver os problemas, para que, juntos, conquistem as metas e os resultados planejados.

Então, ele pensa também no bem-estar coletivo e em desenvolver os profissionais, para que eles tenham oportunidades reais de crescimento. Além de priorizarem a qualidade de vida no trabalho e fazerem uma boa gestão do clima.

Líder situacional

Esse tipo de líder exerce suas funções de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização, como já te expliquei como funciona a teoria situacional!

Então, esse tipo de líder e essa liderança são completamente adaptativos e o perfil do líder é de uma pessoa que consegue se adequar com mais rapidez, agilidade, estratégia, inteligência e assertividade para resolver as demandas e as necessidades da empresa, quase tão longo quanto elas chegam.

Você bem sabe, diariamente surgem diversos imprevistos que exigem do gestor uma rápida capacidade para se adequar, seja para conduzir um colaborador menos experiente ou para auxiliar um colaborador veterano.

Líder liberal

A liderança liberal foca na equipe, então, defende total liberdade para os funcionários e para que eles decidam por si só, quais os melhores caminhos e soluções para resolverem os problemas que surgiram na empresa. Então, a figura do líder, focada em apenas uma pessoa, não é necessária.

Isso ocorre porque o modelo entende que os profissionais estão maduros, qualificados e capacitados o suficiente para gerenciar o próprio trabalho.

Apesar de parecer um ótimo modelo de sistema, a liderança liberal pode se tornar um problema. Se os funcionários não têm supervisão direta, podem relaxar demais e os resultados caírem. Além disso, afeta também a motivação da equipe.

Líder transformacional

Quando você lê a palavra transformacional, pensa em transformação? Se sim, saiba que está correto! Esse tipo de líder é capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade do local. Ou seja, ele é capacitado para resolver problemas, desde os mais simples aos mais complexos.

Normalmente, esse tipo de líder é visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento da equipe. Pois, em todas as áreas de atuação, ele é capaz de transformar os comportamentos e formar profissionais melhores.

Melhore sua gestão

Agora você já conhece os modelos de liderança e os tipos de líder. Então, provavelmente, também já descobriu em qual deles você mais se encaixa. Apesar de existirem teorias que dizem que as pessoas nascem com o perfil para serem líderes, a Teoria do Comportamento acredita que é possível treinar gestores.

Então, se você pretende melhorar a sua gestão ou conhecer melhores maneiras de executar o seu trabalho, o ideal é buscar ajuda e falar com um especialista, explicar os seus processos e expor as suas dúvidas, para que, juntos, possam resolver os problemas da organização que você lidera.