O que é perícia técnica e como ela pode ajudar minha empresa?

A perícia técnica irá auxiliar sua empresa na construção de uma organização que proporcione aos colaboradores uma qualidade no ambiente e rotina de trabalho

Compartilhe

O que é perícia técnica e como ela pode ajudar minha empresa?

Perícia técnica: com certeza você já sabe o que isso significa e o que faz quem trabalha nessa área. Sabe aquele acidente de carro ou no trabalho, ou ainda, algo dá errado e por pouco não acontece o pior e você precisa de um perito para analisar aquele material ou serviço para saber o que aconteceu? Em todas essas situações há o trabalho de um profissional dessa área.

Mas você sabe como uma perícia técnica pode ajudar você dentro da sua empresa? Bom, entre tantas opções e áreas que uma pessoa pode trabalhar como perito, com certeza uma delas vai te ajudar dentro da empresa com seus colaboradores, gestores e diretores.

As perícias servem para identificar detalhes que fazem parte dos processos e que podem ser vantajosas ou prejudiciais para a organização. A fim de auxiliar na prevenção de situações ruins e proporcionar mais assertividade, olhando para um bom desempenho dos colaboradores e uma imagem melhor para o mercado.

O que é perícia técnica e áreas de atuação

A partir da perícia técnica você, sua instituição, um terceiro ou a justiça podem ter acesso a um documento que comprove a veracidade ou então que justifique o porquê a situação de fato aconteceu.

O documento visa esclarecer dúvidas sobre os fatos para analisar qual das partes está certa ou errada, no caso de uma perícia judicial. Por isso, a perícia técnica pode auxiliar de diversas formas no pré, durante ou pós processo e acontecimento.

Dentro desse setor algumas áreas de atuação podem aparecer mais:

  • Perícia Judicial: Quando a prova é solicitada pela justiça ou por uma das partes do processo, visando esclarecer e auxiliar o juiz na sentença;
  • Perícia Indireta: A prova é feita apenas com o que restou do objeto, ou seja, com sequelas;
  • Perícia Direta: Quando a análise é realizada em cima do objeto, quando este está presente;
  • Perícia Cautelar: A prova é realizada ante do início do processo, antes de qualquer pedido da justiça;
  • Perícia Patronal: Análise pensada na segurança dos colaboradores e da empresa.
  • Perícia Preventiva: Visa prevenir acidentes de trabalho e um ambiente seguro para os colaboradores;
  • Perícia de Insalubridade e periculosidade: Análise pensada na exposição do colaborador a doenças ou traumas que podem gerar pagamentos;

Para trabalhar com perícia técnica

Para ser um perito o ideal é estudar muito. Só pode trabalhar nessa área o profissional que tem conhecimento técnico ou científico sobre o assunto, principalmente porque não ter conhecimento aprofundado não te faz especialista e nem capaz de apresentar laudos técnicos sobre o assunto.

Se reconhece um perito por sua formação acadêmica, variando entre diversas áreas como:

  • Médicas;
  • De saúde em geral;
  • Jurídica;
  • Segurança no trabalho.

O profissional de perícia técnica deve ser imparcial, buscando sempre a neutralidade, já que a ideia é apresentar um caminho para a solução do problema. Geralmente o profissional trabalha com um prazo limitado e deve responder a esse tempo estimado.

Perícia técnica dentro da empresa

Para entender qual a importância e a necessidade de se ter um perito dentro da empresa que você trabalha ou que é proprietário, pense nas ações e atividades realizadas dentro da organização que podem ou já geraram situações ruins e erros que custam tempo e orçamento.

As possibilidades de erros organizacionais são grandes e frequentes, mas o problema está nas consequências que essas ações podem proporcionar para a empresa e para os colaboradores.

Escapar de processos judiciais e de acidentes de trabalho evitam o tempo gasto para resolver essas situações, já que, na maioria das vezes, olhando para o lado da empresa, um desembolso financeiro considerável.

Por isso me diz, por que não buscar a prevenção? Pensar nos caminhos do futuro e traçar estratégias e ações para a empresa, também diz respeito a planejar quais atitudes tomar para evitar grandes prejuízos.

Dados e análises

Como já disse anteriormente, o perito analisa as ações e atividades. Pensando no caso das empresas, ele pode observar a situação e os processos organizacionais de forma neutra buscando encontrar falhas e acertos dentro dos setores e operações.

O resultado das análises e diagnósticos devem guiar os gestores e diretores da empresa para ações mais assertivas. É fato que detectar as falhas dentro da empresa não é uma tarefa muito fácil, mas é extremamente necessária.

Identificando as situações que geram desconforto para colaboradores é possível traçar novas oportunidades, afinal, com isso é possível gerar mais credibilidade e confiança na empresa dentro e fora dela.

Quais atividades podem ser analisadas

A perícia técnica deve ser contratada visando um novo olhar para os processos. Mas quais processos? Esses sistemas são colocados em todos os setores e dizem respeito a:

Antes de continuar a leitura, dá uma olhada nesse vídeo!

Agora podemos observar a sua importância! Você já trabalhou em algum lugar que não fazia sentido para você? Ou pior, que você não era tratado com respeito, seu espaço e momento de descanso não eram respeitados e não existia parceria entre os colegas?

Esse é um grande problema em muitas empresas, mais do que podemos imaginar e por causa de uma relação fragilizada entre colaboradores e empresa, a produção de trabalho será afetada.

A perícia técnica pode estar ligada a produtividade

A análise de atividades dos setores está relacionada a produtividade e ao desempenho dos colaboradores e é fácil entender o motivo!

Quando a empresa reconhece o erro busca melhorar, certo? Se o ambiente de trabalho é pesado e os colaboradores passam o dia sobre pressão, sobre maus tratos verbais e não conseguem se sentir à vontade para trabalhar porque os gestores não tem confiança no que ele faz, o reflexo é óbvio.

Agora que você já sabe

É importante ter em mente que trabalhar o psicológico, motivar os colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho, é necessário não só para melhorar a produção do trabalho, mas também para evitar situações prejudiciais para sua empresa de forma interna ou externa.

A perícia técnica é um aspecto que vai te diferenciar das outras instituições dentro do mercado, já que vai auxiliar em diversos setores empresariais.