Como a cultura organizacional pode ajudar minha empresa

A cultura organizacional é um grande aliado para empresas que desejam ter dentro da equipe profissionais que buscam o crescimento da empresa!

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Como a cultura organizacional pode ajudar minha empresa

A cultura organizacional é um aspecto que deve ser planejado e lembrado dentro da empresa diariamente. É importante a presença dessa cultura para que exista um objetivo em comum, um ambiente de trabalho harmonioso e uma rotina bem planejada.

Como você percebeu, com uma cultura organizacional bem estabelecida e alinhada, os colaboradores podem se sentir parte da empresa, além disso, é possível evitar uma equipe rotativa dentro dos setores.

Não adianta desejar um ambiente de trabalho prazeroso e uma empresa crescente no mercado, se internamente o trabalho e os objetivos não são os mesmos. Por isso, dá uma olhada nesse conteúdo para descobrir como alinhar uma boa cultura organizacional, além de entender por que ela pode ajudar sua empresa.

O que é cultura organizacional?

Esse termo se refere a uma série de alinhamentos e práticas na rotina da empresa que buscam manter um padrão. Por exemplo, hábitos de comemorações de cada venda, aniversário do colaborador, funcionário do mês e assim por diante.

Mas ela não está somente visível nos momentos de descontração. Na rotina operacional da empresa a cultura organizacional auxilia na programação e planejamento, visando produtividade, interação dos colaboradores, ao mesmo tempo que melhora o ambiente de trabalho.

A cultura organizacional pode ser dividida em quatro tipos diferentes, cada uma com um foco, seja ele no crescimento da empresa, no desempenho dos colaboradores, na solução de problemas ou na valorização do colaborador.

Cultura do Poder

Nesse tipo de cultura organizacional, a liderança está centralizada em uma única pessoa, sendo ela o próprio empresário ou gerente.

A competição é evidente nessa cultura, já que o foco é nos resultados e recompensas, o que pode gerar conflitos dentro da empresa entres os colaboradores. Cada membro da empresa pensa em si próprio e muitas vezes não no desenvolvimento da empresa.

Cultura dos papéis

A cultura dos papéis diz respeito a ideia de desempenho dos colaboradores, ou seja, quando os processos são pensados e planejados para evitar erros ou acidentes.

A direção da empresa se torna distante do colaborador e ele pode se sentir apenas como uma peça substituível, por isso, pode acabar desmotivado. O processo interno da organização é mecanizado e nenhum pouco flexível.

Cultura das tarefas

Nessa cultura o foco também são os resultados, mas pensados e desejados de forma diferente da cultura de poder.

Aqui os colaboradores tem liberdade de inovar, melhorar o processo e consequentemente se sentem motivados a trabalhar, já que podem aprimorar sua rotina e se tornarem mais produtivos.

Cultura de pessoas

A cultura de pessoas, como o próprio nome já diz, está ligada aos membros da empresa, por isso, existe uma grande valorização do colaborador, um olhar atento para a gestão de talentos e para o recrutamento de funcionários.

A empresa possui um plano de carreira que motiva o colaborador a estar presente e a ajudar no crescimento da empresa.

Para saber mais sobre cultura de uma empresa, assista ao vídeo!

Qual a importância da cultura organizacional?

Em um âmbito geral, a cultura de uma empresa é importante por lidar com colaboradores, missões, visões e valores, além do seu posicionamento no mercado.

A união de todos esses elementos com uma boa liderança, influencia, principalmente o posicionamento da empresa no mercado, a confiança e credibilidade dos próprios colaboradores.

A cultura organizacional pode caminhar junto com a sinergia empresarial, afinal quando os colaboradores entendem e estão cientes dos desejos da empresa, se torna mais fácil que os esforços sejam focados no mesmo objetivo.

A importância da cultura é observada quando se entende que ela pode ser a base da empresa, facilitando vários processos operacionais internos. Ao mesmo tempo que agrega valor a imagem da organização.

É importante lembrar que um profissional qualificado para auxiliar na adaptação da empresa, buscando olhar para os erros e acertos, aumento da produtividade e um bom ambiente de trabalho, como um perito organizacional, pode ser uma boa estratégia para auxiliar a empresa.

Como implementar a cultura organizacional na empresa

Como você já viu, alguns pontos são essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional clara e forte.

Não existem regras para implementar uma cultura na empresa, mas é importante analisar alguns aspectos para um ponta pé inicial.

Alinhar objetivos

É preciso analisar os objetivos e metas da sua empresa ou da organização que trabalha, para que isso possa ser passado para todos os colaboradores.

Alinhar a visão, missão e valores da empresa e os desejos dela para curto, médio e longo prazo, são aspectos essenciais. Só assim você conseguirá uma equipe profissional que entende o foco da empresa e que caminha com ela para chegar a um objetivo.

Nesse ponto é importante também que a cultura organizacional seja sempre lembrada, em reuniões e apresentações, por exemplo, desde o momento de entrada do novo colaborador.

cultura organizacional

Contratação e demissão

Primeiramente a contratação deve ser espelhada na cultura da empresa. O colaborador precisa entender quais os objetivos e pontos importantes para a organização, além disso, corresponder ao perfil e ao o que a empresa busca como um todo.

A mesma ideia serve para demissões. Colaboradores que não possuem o perfil da empresa e não concordam com o que a organização busca, terão sobretudo, mais dificuldades na rotina de trabalho e ainda podem acabar prejudicando a empresa.

Pesquisa de satisfação

Por último, mas não menos importante, é preciso olhar para a organização como um todo, mas saber analisar as atividades, produtividades e os colaboradores, pois eles também devem ser levados em consideração.

Perguntar para os setores como está a empresa, o setor que trabalha e como o colaborador se sente dentro da organização, será portanto, uma prova de que eles são importantes e fazem parte do crescimento da empresa.

Assim você também pode analisar como está a imagem da organização e buscar entender onde e de que forma melhorar.

A cultura organizacional é a imagem da empresa

Os principais olhares que os líderes devem ter sobre a instituição você já sabe, mas olhar para a empresa e entender onde estão as falhas e os acertos para que a organização possa crescer pode ser difícil, apesar de necessário.

Por isso, não comece uma cultura organizacional sem uma análise, um perito pode auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos e traçar estratégias para que isso de fato aconteça. Lembre-se que a cultura deve ser clara e entendida por todos os integrantes da empresa.