EnglishPortugueseSpanish

Como aumentar a sinergia empresarial em sua organização

Sinergia empresarial

Como aumentar a sinergia empresarial em sua organização

Você procura a sinergia empresarial? Quando se trabalha em uma empresa como gerente de setor a ideia é sempre provocar o trabalho em equipe e conseguir tornar o trabalho mais produtivo e de qualidade.

No trabalho em equipe é imprescindível que todos os colaboradores exerçam suas funções com o mesmo foco. Além, de voltar todos os esforços para um objetivo em comum. Esse objetivo pode ser um projeto, uma criação ou a entrega de um serviço mais completo, por exemplo.

Mover a equipe, não só de um único setor, mas de toda a empresa, para um único objetivo, é sinergia. Buscando sempre a melhoria dos processos e a união interna da empresa.

A sinergia empresarial é um aspecto buscado por empresas do mundo todo, já que, a ideia de uma multinacional e uma microempresa pode ser a mesma, crescer e manter a organização ativa.

O que é sinergia?

Sinergia significa cooperação. Essa união é refletida no trabalho conjunto, quando ela se torna maior do que a soma dos trabalhos individuais. Pensando assim, é unir as sinergias dos colaboradores para chegar ao mesmo ponto.

Trazendo essa ideia para um exemplo comum e presente na vida de todo mundo, pense nas relações que você tem com as pessoas que convive.

Em um relacionamento de amizade, de amor ou familiar, você percebe que em algum momento da sua vida, você e essa pessoa se afastaram, se distanciaram por não estarem em um equilíbrio ou com ideais que fizessem sentido para ambos.

Essa sincronia pode afastar ou aproximar as pessoas em diferentes situações e no ambiente empresarial não é diferente.

Sinergia empresarial

Pensando na sinergia dentro da empresa

A sinergia empresarial diz respeito a um ambiente de trabalho em que, além das pessoas trabalharem tendo como foco o mesmo objetivo, elas precisem estar ligadas sinergicamente para que os resultados saiam melhores que o esperado.

Até porque é muito mais difícil alcançar um resultado juntos se dentro do setor ou organização as pessoas não estão motivadas e incentivadas a chegar até esse ponto. Um setor com problemas de comunicação e de relacionamento entre os integrantes, pode ter grandes dificuldades de realizar uma atividade em conjunto.

Um ambiente de trabalho harmonioso, produtivo e sem competitividade, é um ambiente propício para o crescimento da sinergia empresarial. Dentro dessa ideia existem algumas características específicas para alcançar essa sinergia:

  • Cooperação;
  • Respeito;
  • Lealdade;
  • Comprometimento;
  • União.

Benefícios que a sinergia pode proporcionar

Primeiramente, a sinergia empresarial tem sua importância na melhoria da empresa, olhando para o ambiente de trabalho e para a cultural organizacional. Pensando nisso, ela proporciona a integração e união dos diversos setores.

É preciso entender as qualidades dos colaboradores, de que forma eles podem auxiliar com o projeto ou para alcançar aquele determinado objetivo, se os serviços são bem executados e reconhecidos. Se o colaborador entende a importância dele e do trabalho em equipe dentro da empresa, se a empresa entende as necessidades e dificuldades desse colaborador e quais os objetivos e focos da empresa como um todo.

Ter conhecimento dessas inquietações é necessário, mas saber respondê-las nem sempre é uma realidade. Apesar disso, para a sinergia empresarial é importante ter conhecimento desses aspectos, buscando a melhoria do ambiente de trabalho.

Outro ponto importante é a consequência que a sinergia empresarial pode gerar para os gestores. Por isso, é preciso entender que ter um ambiente agradável e que com o comprometimento da equipe, todos os projetos ou problemas serão resolvidos com uma qualidade superior e com mais rapidez e agilidade.

Os benefícios que a sinergia empresarial proporciona são refletidos em uma empresa no:

  • Comprometimento da equipe;
  • Comunicação entre colaboradores;
  • Descoberta de novos talentos;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Melhores relações interpessoais;
  • Resultados positivos para a organização empresarial.

Como aumentar a sinergia empresarial

Trabalhar em prol da implementação da sinergia no espaço de trabalho é buscar um olhar voltado para o crescimento da empresa no mercado. É comum que empresas multinacionais e cooperativas comprem empresas de médio e pequeno porte visando a sinergia entre elas.

Essa sinergia seria capaz de fazer com que todas as empresas do grupo, por exemplo, trabalhassem com o mesmo objetivo, tendo a mesma visão e planejamento das estratégias.

Nesse aspecto, estar aberto sobre as estratégias é essencial para que o grupo como um todo entenda as necessidades, falhas e oportunidades que podem levar a empresa a grandes conquistas.

Por isso, algumas questões são necessárias para auxiliar no aumento e mantimento da sinergia empresarial, independente do porte da organização e sua área de atuação. Confira nos próximos tópicos.

Saber lidar com a equipe

É necessário entender o outro integrante como uma parte fundamental da equipe para que juntos consigam chegar a um resultado efetivo. Valorizar a presença e as habilidades de cada colaborador buscando entender também as dificuldades que este possui ao executar determinadas atividades.

Ter um olhar humano sobre cada membro da equipe, saber que existem dias que não são tão produtivos para alguns como são para outros. Conseguir administrar o emocional e desenvolver habilidades para evitar ou administrar conflitos.

Comunicação e Produtividade

Um dos pontos que muitas pessoas são sabem é que o trabalho em equipe é fundamental para qualquer empresa, desde as que trabalham com a sinergia empresarial ou não.

Por isso, a comunicação do grupo é importante, para que os objetivos estejam alinhados e para que haja transparência nos caminhos a serem tomados e nas atividades prestadas. Isso evitará conflitos e informações erradas que podem afetar o desenvolvimento e a rotina de trabalho.

A produtividade dentro da empresa, trilha o mesmo caminho da comunicação, já que sem uma relação comunicativa entre os integrantes da empresa ou da equipe, os retrabalhos e a perca de tempo são certos.

É interessante nesse ponto, buscar ferramentas alternativas para que a programação diária e semanal, por exemplo, possa ser realizada incentivando a percepção de um trabalho em equipe.

É preciso olhar para dentro da empresa

Observando como está o ambiente de trabalho, você como gestor ou gerente de setor, poderá entender porque a produtividade do seu colaborador não está tão boa quanto esperado.

Um ambiente de trabalho pesado e ruim, junto com um relacionamento entre integrantes complicado, pode afetar e muito a rotina de trabalho e ainda impossibilitar que a sinergia empresarial seja implementada ou aumentada, já que o espaço não se torna propício para esse formato que trabalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp