EnglishPortugueseSpanish

Aprenda a ser um líder organizacional

Aprenda a ser um líder organizacional

Aprenda a ser um líder organizacional

Muitas pessoas confundem líder organizacional com chefe. Apesar de ambas posições representarem uma figura que possui poder dentro de uma organização, os conceitos por trás são muito diferentes. Um chefe comanda um grupo, departamento ou organização e tem poder de tomada de decisão. O líder também está no comando de um grupo, departamento ou organização, porém, suas ações influenciam o comportamento dos demais funcionários para que os resultados sejam alcançados da melhor forma possível.

É muito comum vermos imagens que mostram uma pessoa somente determinando tarefas a serem feitas – esta pessoa sendo o chefe – enquanto a figura do líder é representada por uma pessoa ajudando as demais, guiando a equipe, todas com um objetivo em comum: um bom resultado.

Para se chegar à posição de líder organizacional é preciso ter experiência na área em que atua. Normalmente, o líder demonstra em suas ações e no diálogo um modo assertivo de gerir o grupo pelo qual ele foi designado para guiar. Além disso, ele consegue enxergar todos os funcionários como uma equipe e motivá-los a fazer um bom trabalho.

Se você quer saber mais sobre liderança organizacional, leia este conteúdo até o fim!

O que é liderança organizacional?

A liderança organizacional é formada por várias ações, como escolher bem estratégias de trabalho, organizar as atividades da empresa de maneira assertiva, motivar os colaboradores e fazer com que eles se sintam parte da empresa e ter um bom relacionamento interpessoal com a equipe. Além disso, cabe a um líder organizacional fazer gestão de crise.

Um líder organizacional é aquela pessoa que realmente veste a camisa da empresa e faz de tudo para que a equipe tenha um bom desempenho, capaz de suprir e até mesmo ultrapassar os resultados esperados.

Qual a importância de um líder para uma organização?

Empresas que visam o sucesso precisam obrigatoriamente de líderes dentro de seus núcleos. Como te falamos, os chefes apenas comandam um grupo, enquanto um líder ajuda a executar as atividades.

Um líder sabe como lidar com as pessoas e está ligado ao bom relacionamento com elas, porque eles são os responsáveis por passarem a cultura da empresa e engajar a equipe, para que a missão, a visão e os valores da organização estejam muito claras para todos na empresa e que todos fiquem alinhados à forma de trabalhar da equipe.

Um bom líder deve entender todo o funcionamento da empresa. Em empresas muito grandes é ideal que haja um líder por setor, já que fica mais fácil gerir o trabalho e trabalhar com base em feedbacks, do que pode ser melhorado.

Os feedbacks são muito positivos tanto para o gerente quanto para os funcionários. Implantar esse método ajuda quem comanda a equipe a gerenciar conflitos e aqueles que fazem todo o trabalho operacional a se tornarem os mais produtivos possíveis.

Ajuda a manter bons funcionários

Um bom líder organizacional ajuda a reter talentos, pois, como já te falamos, ele é o responsável por manter relacionamentos interpessoais com a equipe. Atualmente, manter colaboradores no quadro de funcionários é uma tarefa constante, pois as empresas “caçam” talentos.

Por isso, o ideal é garantir um ambiente em que os funcionários se sintam parte da organização e valorizados, o que resulta em uma menor chance de desligamento da empresa.

Aumenta a produtividade da equipe

Quando os funcionários se sentem valorizados e como parte importante dentro de uma organização, eles se tornam mais produtivos. Um bom líder organizacional consegue fazer com que os funcionários percebam isso. Dessa forma, as equipes trabalham melhor e a qualidade de entrega de resultados é sempre alta.

Assume a responsabilidade

Erros acontecem em toda empresa, sejam eles grandes, médios ou pequenos. Um bom líder assume a responsabilidade, pois ele é o responsável pela equipe e, depois, em conjunto, resolvem o problema.

Como ser um líder organizacional?

Como te falamos até aqui, existem algumas exigências para ser um líder organizacional, como conhecer bem a empresa, trabalhar bem em equipe e manter um bom relacionamento interpessoal com a equipe. Porém, é preciso se atentar a alguns demais pontos:

  • Seja um bom comunicador;
  • Trate todos da mesma forma;
  • Dê espaço para a sua equipe se comunicar.

Seja um bom comunicador

A comunicação assertiva é a base para o sucesso, pois, sem ela, os processos podem ser mal interpretados. Além disso, quando não há comunicação entre o líder e os demais funcionários da equipe, as coisas podem sair da maneira não planejada. Por isso, é essencial que um bom líder seja um bom comunicador e que dê espaço para que os funcionários tirem suas dúvidas.

Trate todos da mesma forma

Sabemos que existem diversos níveis hierárquicos dentro de empresas, porém, um bom líder organizacional, não trata os funcionários de maneira diferenciada por conta de seu cargo ou função. Porém, tão importante quanto: um líder não se coloca acima dos outros colaboradores! Ele sabe ouvir e dá espaço para que todos dentro da empresa possam opinar.

Dê espaço para a sua equipe se comunicar

Tão importante quanto ser um bom comunicador, é dar espaço para que todos na empresa possam ter voz. Muitas vezes a solução para um problema pode surgir da opinião de um funcionário, por isso, você deve valorizar a sua equipe!

Clicando aqui você consegue ler mais sobre as características de um bom líder organizacional.

Está pronto para mudar sua gestão?

Chegamos ao fim deste conteúdo, porém, antes de encerarmos, é necessário relembrar alguns pontos essenciais vistos aqui!

O principal objetivo de um líder é garantir resultados, por isso, ele entende que a equipe é mais do que essencial. Portanto, um líder organizacional é diferente de um chefe, pois ele trabalha em conjunto com a equipe, sabe ouvir e mostrar aos funcionários que eles são valorizados na empresa. Além disso trata todos na equipe de maneira igual e não se coloca acima dos funcionários.

É preciso também conhecer bem a empresa e entender o funcionamento dos setores. Agora é hora de pôr as nossas dicas em prática e melhorar a sua gestão!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp